Segunda, 11 Maio 2020 13:09

ORIENTAÇÕES SOBRE USO DE MÁSCARAS

A confecção de máscaras caseiras tem se tornando um fenômeno mundial e qualquer cidadão pode fazer a sua em casa. O Ministério da Saúde do Brasil lançou uma campanha pela mobilização da população para fabricar as próprias máscaras de pano.
ESTÁ RECOMENDADO O USO DE MÁSCARAS A TODA POPULAÇÃO E A TODOS OS FUNCIONÁRIOS QUE NÃO TRABALHAM DIRETAMENTE COM PACIENTES NA ASSISTÊNCIA.
Além de eficiente, é um equipamento simples, que não exige grande complexidade na sua produção e pode ser um grande aliado no combate à propagação do coronavírus no Brasil, protegendo você e outras pessoas ao seu redor.
Para ser eficiente como uma barreira física, a máscara caseira precisa seguir algumas especificações, que são simples. É preciso que a máscara tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja, dupla face. E mais uma informação importante: ela é individual. Não pode ser dividida com ninguém. As máscaras caseiras podem ser feitas em tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos, desde que desenhadas e higienizadas corretamente. O importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas cobrindo totalmente a boca e nariz e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.
“Você pode fazer uma máscara ‘barreira’ usando um tecido grosso, com duas faces.”
Não precisa de especificações técnicas. Ela faz uma barreira tão boa quanto às outras máscaras.
A diferença é que ela tem que ser lavada pelo próprio indivíduo para que se possa manter o autocuidado. Se ficar úmida, tem que ser trocada.